quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

VIAMÃO

Há duas versões para a origem do nome da cidade .A versão mais conhecida, diz que a partir dos morros da região e do topo da Igreja da Matriz, é possível ver o  Guaíba e seus 5 afluentes :  Jacuí, Caí , Gravataí,Taquari e rio dos Sinos, que  juntos formam uma mão aberta. Daí a frase : Vi a mão.A segunda versão diz que o nome da cidade seria uma corruptela de Viamonte, freguesia a cerca de 30 km de Évora, Portugal..
Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição - Viamão / RS

Considerada como a segunda igreja mais antiga do estado, a primeira se encontra na cidade de Rio Grande, a Paróquia Nossa Senhora da Conceição teve a sua construção iniciada em 1767, tendo sido celebrada a primeira missa em 1770. A construção de estilo barroco assemelha-se a uma fortificação, reflexo do período de disputas na fronteira entre os territórios de portugueses e espanhóis na América do Sul. 
O projeto é do Brigadeiro José Custódio de Sá e Faria, mesmo projetista das catedrais de Buenos Aires e Montevidéu. Na relação de bens integrados destacam-se os altares e imagens esculpidas em madeira.Em Julho de 1938 foi tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.A Igreja permanece como uma relíquia da arquitetura Setecentista no município.


Nenhum comentário:

Postar um comentário