domingo, 23 de agosto de 2009

Imigração Francesa no Brasil


Embora portugueses e espanhóis não permitissem a presença de outros povos na América no inicio da colonização, os franceses já em 1503 visitavam as costas de nosso país.
Os franceses tentaram se estabelecer no Brasil por, pelos menos, três séculos.
Entre essas tentativas, temos a fundação da França Antártica e da França Equinocial, as quais, implicaram na miscigenação com os primeiros habitantes,fazendo com que a influência étnica e cultural dos franceses permeasse boa parte do país e nos deixasse um legado no que tange a aparência, educação, gastronomia, artes, vocabulário e estética .
Os franceses estiveram no Brasil no século XVI, fundando uma "França Antártica" no Rio de Janeiro, uma "Nouvelle France" em Pernambuco, e no século XVII uma "França Equinoxial" no Maranhão.
Os imigrantes que aqui chegaram, eram na maioria agricultores, que com a expropriação que ocorria na Europa, naquele período, viam-se obrigados a deixar sua terra natal em busca de oportunidades. Aproveitando o incentivo do governo, migraram para o Brasil, instalaram-se em colônias e desenvolveram suas modernas técnicas de produção. Não se pode deixar de lado também a influência que os franceses tiveram na cultura medieval e na literatura portuguesa. A novelística no Brasil, no folclore, nas cantigas de roda , também há elementos franceses nas letras do cancioneiro infantil: Onde está a Margarida, Lá na Ponte da Vinhaça.
Na educação, a influencia francesa se mostra claramente através dos colégios Maristas.

4 comentários:

  1. nao deu para entemder direito. mas da para fazer o meu trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tirou quanto?pois tambem estou fazendo trabalho

      Excluir
  2. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir

Powered By Blogger